fbpx

2020/ 2021 EM REFLEXÃO

Aproximamo-nos de 2021. 

2020 foi um ano cheio de desafios. Um ano cheio de momentos de expectativa, de tentativa de regresso à normalidade, até mesmo uma tentativa de ‘voltar a trás’. Apesar de todos os desafios, a vida continuou a pulsar, na sua expansão e contração, e a adaptar-se perante as dificuldades. 2020 pediu resiliência. Assim, independentemente da idade, vamo-nos desenvolvendo e amadurecendo.

Pessoas e empresas foram desafiadas a criar alternativas, a reinventarem-se. O IPPC não foi diferente.

Este foi um ano em que a vertente on-line ganhou ainda mais espaço na vida de todos, com o seu lado menos bom (com a perda de contacto presencial), mas também com um lado positivo, pela possibilidade de aproximar os que estão longe. O IPPC adaptou-se oferecendo a possibilidade da realização das consultas de psicoterapia de forma online e, além disso, realizou pela primeira vez o seu Simpósio anual em formato on-line. Foi um sucesso e um prazer ter participantes de diferentes continentes a assistir à 5º edição deste evento.

2021 aproxima-se e com ele a esperança.

Acreditar que é possível continuar com os ajustes necessários perante a atualidade e com a aprendizagem que o ano que agora termina nos deixou. Resiliência e autorregulação são, mais do que palavras, capacidades de viver a vida pulsante em cada um de nós, a vida da sociedade e a vida do planeta. 

Antes de entrar em 2021 talvez ainda possa criar um espaço interno para refletir “o que aprendi com 2020? O que posso dar ao planeta de construtivo em 2021?…” 

Também o IPPC já está em processo de reflexão.

Enquanto equipa, criámos espaço interno para um processo de reflexão e aprendizagem individuais, absorvendo as adaptações às quais fomos obrigados em 2020, transitando-as para o futuro do IPPC. Assim, iremos ter uma nova plataforma on-line, com novos eventos e dado uma nova vida aos eventos anteriormente realizados, bem como cursos e workshops.

Queremos continuar com a missão a que nos propusemos: garantir qualidade nas formações que ministramos e ajustar, sempre que necessário, as nossas práticas, para que, cada um de Vós que passa por Nós, possa levar consigo algo que acrescente valor.