Venha ‘Revisitar a Dinâmica Corpo-Mente’ no VI Simpósio IPPC
Depois de um ano de interregno, está de regresso o evento que põe todos e todas a pensar a (e na) saúde mental. Nesta edição, o VI Simpósio IPPC tem com tema “Revisitar a Dinâmica Corpo-Mente: Os olhares da ciência e da prática clínica na saúde mental”
A escolha do tema está em linha com a abordagem corpo-mente que o IPPC tem vindo a desenvolver, encarando o binómio “como unidade que interage num movimento contínuo de troca de informação onde pensamentos, sentimentos e emoções andam de mãos dadas”, como refere a diretora do IPPC, Conceição Marques-Silva.
Assim, trata-se de abraçar o corpo nas suas diferentes áreas de olhares: O corpo histórico e sociológico é habitado por uma mente ou trata-se, ao invés, de uma mente corporificada num corpo vivido? O corpo vai à consulta onde a mente é a protagonista. E o corpo do terapeuta? Onde se situa? O que nos move? O pensamento? O sentimento? A emoção? Ou trata-se de um corpo vivo numa dança entre o subjetivo e o objetivo da existência?
A partir da abordagem corpo-mente, o IPPC pretende dar lugar a um pensar vital numa forma transdisciplinar para todos os profissionais de saúde mas também para todos os que têm de alguma forma influência no pensar e no desenvolvimento humano, tais como profissionais da relação de ajuda e professores. Conhecer a relevância do corpo na intervenção em saúde mental; abrir novas possibilidades de compreensão do ser humano em geral e de casos clínicos em particular.
O objectivo último do simpósio é sempre a partilha e a reflexão sobre um tema tão importante, e ao mesmo tempo tão dissociado. Com um modelo totalmente online, torna-se bastante cómodo participar no evento e usufruir, assim, de uma oportunidade única para escutar e interpelar especialistas na área.