fbpx
WORKSHOP

RIGIDEZ – A FORTALEZA DO MEDO

INFORMAÇÃO GERAL
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
INVESTIMENTO
FORMADORES
CERTIFICADOS

Teoria e técnicas psicocorporais que fazem a diferença no cuidar.

WORKSHOP | 3H | 28 JANEIRO 2023 | 10:00 - 13:00 | ONLINE

Seja pelo discurso ou pelas queixas físicas, a rigidez é um sintoma que se apresenta em muitos dos casos clínicos, transversalmente em diferentes contextos - da medicina geral e familiar, fisioterapia e também na psicologia.
Numa perspetiva psicocorporal, a rigidez acaba por isolar o ser humano das suas emoções espontâneas e torna-o prisioneiro do seu carater. As tensões musculares atingem o corpo em regiões diferentes que se prestam a uma leitura especifica conforme a estrutura de personalidade.
Numa perspetiva psicofisiológica os sentimentos conscientes são construídos sobre estados físico-químicos internos do corpo onde a dinâmica ideal do sistema citoesqueleto contribuiria para uma sensação central de bem-estar, enquanto mudanças em direção à fluidez (ativação) ou enrijecimento (inativação) contribuiriam para sentimentos de fundo na base da ansiedade e depressão induzida pelo stresse.
Ao nível de sintomas pode ser apresentada fadiga, sensação de cansaço ou limitação de movimentos. A rigidez pode ser sentida a nível muscular ou articular e na maioria das vezes aparece ao acordar ou após repouso prolongado. Onde fica a mente perante tais sintomas?
Enquanto profissional de saúde, técnicas psicocorporais poderão ser ferramentas úteis? Num atendimento clínico integrativo teoria e técnicas psicocorporais podem fazer a diferença no cuidar.
Ao participar neste workshop irá ter a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático da dinâmica corpo-mente numa personalidade com caraterísticas de rigidez; conhecer ferramentas e formas de intervenção especificas para a intervenção clínica.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Rigidez: da medicina à psicologia;
- Rigidez perspetiva psicocorporal: perspetiva teórica de Reich à atualidade;
- Neurociências: Mapa mental e estrutura corporal;
- Da teoria à prática: Consciência corporal e respiração como ferramenta de mobilização;
- Respiração e movimento como ferramenta de autorregulação;
- Intervenção: ferramentas de intervenção em diferentes contextos.

 

Envie-nos um em email para ippc@ippc.pt

PARA QUESTÕES ADICIONAIS
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO