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A importância da Somatização? Pistas e autores

O termo foi pela primeira vez cunhado por Wilhelm Stekel em 1924. Através da definição contemporânea, de Zbigniew Lipowski (1924-1997), podemos dizer que se trata de “uma tendência para sentir e comunicar o mal‑estar somático e os sintomas não explicados por quaisquer resultados patológicos, para os atribuir a doença física e procurar a respetiva ajuda médica.”

No contexto clínico, mais especificamente, o significado da palavra somatização tem servido para abranger uma extensa lista de situações:

1) doentes que se apresentam com sintomas exclusivamente físicos apesar da existência associada de problemas psicossociais ou emocionais – a chamada “apresentação somática” (de perturbações emocionais);
2) doentes que se preocupam ou estão convencidos de que têm uma doença orgânica, sem qualquer evidência diagnóstica complementar – a chamada “somatização hipocondríaca”;
3) pessoas com sintomas somáticos funcionais, persistentes e inexplicados, que determinam procura de ajuda e incapacidade significativa – a chamada “somatização funcional”.

A somatização foi abordada por diversos autores; Wilhelm Reich considerou que a somatização são as emoções ‘congeladas’ no corpo. Já Frederico Navarro, através dos trabalhos de Reich, chamou-lhe somatopsicodinâmica, considerando o corpo uma unidade funcional, em associação com a psique.

A somatização também foi abordada por outros autores, inclusive na literatura, como Fernando Pessoa, através do heterónimo Bernardo Soares, no Livro do Desassossego:

A vida pode ser sentida como uma náusea no estômago, a existência da própria alma como um incómodo dos músculos. A desolação do espírito, quando agudamente sentida, faz marés, de longe, no corpo, e dói por delegação.

Já esta definição de Bracken and Thomas, de 2002, poderá ser especialmente elucidativa:

Pensemos numa obra de Picasso: talvez o famoso “Guernica”. Como é que apreciamos e compreendemos esta obra? O tipo de tinta é importante, tal como o pincel. Também as cores e as formas. Mas para compreender o significado da obra e o génio do criador temos que ir além da tela, para o contexto em que a obra foi criada. Isto encerra dimensões históricas, políticas, culturais e pessoais. Do mesmo modo, nunca seremos capazes de compreender os vários elementos da nossa vida mental como pensamentos, crenças, sentimentos e valores se pensarmos que eles estão localizados no cérebro. Tentar captar a realidade e o significado da tristeza, alienação, obsessão, medo e loucura olhando apenas para os exames imagiológicos ou bioquímicos é como tentar compreender uma pintura olhando apenas para a tela, sem reparar no mundo exterior. 

Bibliografia:
Quartilho, Manuel João
O processo de somatização: conceitos, avaliação e tratamento