fbpx

Votos de uma feliz saúde mental!

Cuidar da nossa saúde mental é um ato contínuo. Não há volta a dar: se não reservamos um período para aferir se nos dói um braço ou uma perna, se estamos mal do estômago ou das costas, também não faz sentido dedicar tempo ao nosso cérebro, sentimentos e emoções. Tendencialmente, só em situações-limite paramos para dar atenção a dores, mais ou menos intensas, físicas ou emocionais. 

E uma dessas situações poderá ser a quadra natalícia, tal como os dias que se seguem. Depois das preparações para consoada, dia de Natal e passagem de ano, de todo convívio familiar e social (exacerbado com stress devido a preocupações pandémicas) será, porventura, inevitável experienciar um baque psicológico na primeira semana de janeiro ou até mesmo entre Natal e Passagem de Ano.

Porém, as coisas não têm de ser assim. À exaustão prevista contrapomos precaução estratégica. Primeiro, não tentar fazer tudo de uma vez nem entrar em tarefas hercúleas para momentos que acabam por, na verdade, ser apenas mais um dia no calendário. É preciso colocar as coisas em perspetiva para não ceder à tentação da perfeição que apenas nos rouba qualidade de vida e pode retirar a essência do momento, isto é, a partilha, a presença e o afeto.

Mais do que um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, o IPPC deseja a todos e todas votos de uma boa saúde mental, agora e sempre. Para isso, há que cuidar dela o ano todo. Comece a fazê-lo, connosco, já em janeiro. Enquanto isso, poderá ser-lhe útil algumas dicas que temos dado nas redes sociais, como estas.

Workshops e programas para 2022

No início de 2022, temos um workshop e programa, cujas inscrições permanecem abertas, precisamente para ajudar a pensar a longo prazo: Os 5 Sentidos e a Relação Emocional e o programa de Mindful Eating: A Alegria de Comer Conscientemente.

E, estando em época natalícia, se achar que é o ideal para si, considere oferecer a inscrição a alguém de quem gosta.
Por fim, esta não é a nossa despedida de 2021; essa está reservada para dia 29 de Dezembro, quando estaremos em direto na nossa página de Facebook. Contamos consigo para falarmos do que passou e do que está para vir.